Tudo sobre Costa do Marfim...


Localização



A Costa do Marfim é situada no Oeste da África, tem uma superfície de 322.462 quilômetros quadrados, que representa 1% de todo o continente africano, ou seja, o equivalente ao Estado do Maranhão ou de Goiás. Delimitada ao sul pelo Oceano Atlântico, ela tem fronteiras no oeste com a Libéria e a República de Guiné, no norte com o Mali e o Burkina Faso, no leste com Gana.







Aspectos Físicos da Costa Ocidental Africana



A costa ocidental africana (noroeste) localiza-se em uma zona intertropical, (entre os trópicos e a linha do equador) e próximo ao atlântico. Essa posição geográfica influencia diretamente no clima da região que é quente e úmido e devido a intensa radiação solar que a costa africana recebe e a maritimidade, ou seja, proximidade ao mar que intensifica a evaporação e a ocorrência de chuvas. Acrecenta-se a isso a influencia da vegetação (florestas) que também oferece umidade à região, favorecendo o aumento das precipitações. Em países como camarões e Nigéria o índice de pluviométrico é superior a um metro por ano. Além disso, na Costa Ocidental da África, nota-se que há uma baixa amplitude térmica, ou seja, há pequenas variações térmicas devido à maritimidade associada às altas temperaturas na região. Nota-se também, que o relevo é de planície e encontra-se em países, como na Costa do Marfim e na Nigéria. Esse tipo de relevo mostra-se importante e diz a respeito à pluviosidade, pois, não constituem barreiras geográficas como as montanhas (características de áreas planálticas), para impedir a penetração de massas de ar e da ocorrência de chuvas.







Costa do Marfim



A população é estimada em 16,7 milhões de habitantes (dos quais mais de 26% de estrangeiros), o que representa uma densidade populacional de 47 habitantes ao quilômetro quadrado. A taxa de crescimento demográfico anual é de 3,9%. A Costa do Marfim tem em comum com o Brasil de ser um pais jovem, ja que quase 50% dos habitantes são menores de 15 anos.



Apesar da urbanização estar em processo rápido, 60% dos marfinenses ainda moram na área rural. Abidjan, capital econômica, possui cerca de 2,7 milhões de habitantes. Bouaké, segundo pólo econômico, 640 mil. Yamoussoukro, capital política desde 23 de março de 1983, 140 mil. As outras principais cidades são Gagnoa (300.000 habitantes), Daloa (200.000), Korhogo (110.000), Man (90.000) e San Pedro (70.000) e Divo.




Base econômica



O país se encontra hoje numa fase de transição e de reorientação, caracterizada pela liberalização da economia e a privatização das empresas públicas. Essa fase já está trazendo melhorias na produtividade e mais competitividade na economia. Por outro lado, o governo engajou-se numa firme política de investimentos, que atingem hoje 16,4 % do PIB, dos quais 10 % provenientes do setor privado.



O desenvolvimento econômico da Costa do Marfim é baseado na agricultura. Esse setor representava em 1960 90 % do PIB e empregava 80 % da população. Hoje, o setor contribua ainda por 33 % do PIB, 66 % da receita das exportações e dois terços dos empregos. Só o café e o cacau constituam 17 % do PIB e mais da metade do valor total das exportações. A Costa do Marfim é o primeiro produtor e exportador mundial para o cacau, e o quarto para o café. No entanto, a extrema dependência dessas culturas aos preços internacionais fez com que o governo incentivasse o desenvolvimento de novas atividades.



No setor da pecuária e diante do problema de abastecimento em proteínas animais, a Costa do Marfim é obrigada a importar grandes quantidades de carne. Portanto, um amplo programa visando a desenvolver o potencial nacional foi lançado.



A crescente importância da indústria é comprovada pela sua participação no PIB, que passou de 4% em 1960 para os atuais 26%. A primeira década após a Independência foi caracterizada por uma política de importações de substituição que resultou na criação de grandes empresas marfinenses tais conservarias de atum, fábricas de cerveja e de açúcar, processadoras de café, cacau e óleo de palma, madeireiras, refinarias de petróleo, indústrias químicas, fábricas de sabão, de fertilizantes e de tintas, e enfim indústrias mecânicas e elétricas.



A Costa do Marfim conta hoje com 1.600 indústrias, cuja 240 de grande porte, ou seja, com investimentos brutos acumulados superiores ou iguais a US$ 400 mil, e 151 de pequeno e médio porte, com investimentos inferiores a US$ 80 mil.











Curiosidades



Depois da Guerra civil da Libéria ter começado em 1990, mais de 350 000 refugiados fugiram para a Costa do Marfim; no final de 1999, alegadamente todos os refugiados tinham voltado para o seu país. A taxa de 2000 reflecte, contudo alguma actividade migratória;



O nome da Costa do Marfim foi dado pelos portugueses, sendo uma referência ao grande número de elefantes que existia na região na época colonial;



Atualmente, convivem no território marfinense mais de 60 grupos étnicos, esse fato contribui bastante para a diversidade cultural do país, no entanto, gera conflitos entre os diferentes grupos étnicos;



Hino nacional: “L’Abidjanaise” (“A Abdjanesa”);



Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.



A Costa do Marfim é membro da CEDEAO, uma organização de integração econômica regional da África do Oeste, nos mesmos moldes que o Mercosul.